Na manhã desta quarta-feira (17/01), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu, juntamente com o Diretor Geral do SENAI Nacional, Gustavo Leal, e o Diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jefferson Gomes, o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica; o Tenente-Brigadeiro Walcyr Josué de Castilho Araújo, Chefe da Chefia de Assuntos Estratégicos do Estado Maior; o Major-Brigadeiro Mauro Bellintani, Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Brigadeiro Intendente Antenor José Santos Margotto, SubDiretor de Contratos e Convênio.
O Grupo também foi recepcionado pelo 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro; o Presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; a Gerente da área Jurídica da FIEC, Natali Camarão; o Coordenador do Núcleo de Energia, Constantino Frate; o Consultor em Energia da FIEC, Jurandir Picanço e o Gerente do Observatório do Indústria, Guilherme Muchale.
O Tenente-Brigadeiro Walcyr Josué de Castilho Araújo iniciou o encontro apresentando o projeto do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O centro de ensino ficará no terreno da antiga Base Aérea de Fortaleza, localizada no bairro Aerolândia.
Durante o encontro, o Presidente da FIEC ressaltou as notáveis potencialidades do Ceará no setor de energias renováveis. Destacando os avanços significativos nas áreas de energia solar e eólica, enfatizando o compromisso do estado em se consolidar como uma referência nesse cenário, especialmente diante dos progressos notáveis no desenvolvimento do Hidrogênio Verde.
Além disso, Ricardo Cavalcante apresentou o Observatório da Indústria e suas soluções em inteligência competitiva, além das Estratégias de Transformação Digital do Sistema FIEC. Durante a apresentação, destacou a importância do Observatório como uma ferramenta valiosa para fornecer insights e análises relevantes para a indústria e para a sociedade em geral.
Já as Estratégias de Transformação Digital do Sistema FIEC foram abordadas, evidenciando o compromisso da instituição em se adaptar e liderar inovações tecnológicas que impulsionam a indústria para frente.
“Nossa intenção é colaborar de maneira conjunta para aprimorar ainda mais a educação no Brasil. Estamos prontos para contribuir ativamente nesse importante projeto de implementação do ITA aqui no Ceará, visando fortalecer o cenário educacional e tecnológico em benefício de toda a sociedade”, afirmou Ricardo Cavalcante.
O Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno agradeceu a recepção de todos e afirmou que recebeu informações importantíssimas do Presidente Ricardo durante a apresentação do Observatório. “Algumas das ações realizadas tem uma forte conexão com o que realizamos. Estamos entusiasmados e temos grandes expectativas para a implementação de iniciativas relacionadas à indústria nos Campus, lideradas pela FIEC com o suporte da CNI. Assim, estamos consolidando uma tríplice aliança, representada pelo governo estadual e federal, a academia e a FIEC, acreditando que esta colaboração resultará em avanços significativos para o nosso país”, completou.
Já o Diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jefferson Gomes, finalizou o encontro ratificando que a FIEC tem muito para contribuir com o ITA e que o trabalho que está sendo realizado na educação do Ceará é fortíssimo.
Roberto Moreira
0 Comentários