Sisu: resultado será divulgado nesta terça-feira, 30.

 



Foto: Reprodução

 Os resultados do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão disponíveis para consulta a partir desta terça-feira (30), conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos poderão acessar os resultados através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O prazo para inscrições encerrou-se às 23h59 (horário de Brasília) de quinta-feira (25).

Os candidatos selecionados na chamada regular do Sisu deverão efetuar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição em que foram aprovados, entre os dias 1º e 7 de fevereiro de 2024. É importante que os candidatos estejam atentos às condições, procedimentos e documentos necessários para a matrícula, bem como aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, conforme estabelecido em edital próprio.

Nesta edição do Sisu, houve apenas uma etapa de inscrição para todo o ano, com a oferta de 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos em 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. As vagas são para cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2024, conforme os Termos de Adesão assinados pelas instituições participantes da seleção.

Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão optar por participar da lista de espera, entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada ao longo do ano pelas instituições participantes, para preencher as vagas que não foram ocupadas na chamada regular. Os procedimentos para o preenchimento dessas vagas serão definidos em edital próprio de cada instituição, de acordo com a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, respeitando o disposto no art. 2º do Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e no art. 3º da Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.

O Sisu é um sistema que reúne vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, participantes do processo seletivo vigente. A maioria dessas vagas é oferecida por instituições federais (universidades e institutos). O Sisu foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012.

Postar um comentário

0 Comentários