Brejo Santo terá primeira escola indígena do Cariri.

 



Imagem de apoio ilustrativo. Escola indígena será gerida pela Prefeitura Municipal de Brejo Santo

Imagem de apoio ilustrativo. Escola indígena será gerida pela Prefeitura Municipal de Brejo Santo Crédito: Reprodução/Google Street View


O município de Brejo Santo, a 300 km de Fortaleza, terá a primeira escola indígena da região do Cariri, conforme decreto da prefeita Gislaine Landim (PSB). A Escola Indígena em Tempo Integral Isú-Kariri está situada no Sítio Baixio dos Bastos, na zona rural da cidade, e será administrada pela Secretaria Municipal de Educação.

No primeiro ano, a escola atenderá estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 20 de janeiro, o povo Isú-Kariri deu início a um ciclo de partilha e escuta com as comunidades para construir coletivamente um currículo específico e diferenciado.


Ainda em 2024, o campus de Brejo Santo da UFCA deverá dar início à formação de professores indígenas, oferecendo a Licenciatura Intercultural Indígena, do Programa Saberes Indígenas na Escola – MEC.

“O que muda é o jeito de se fazer educação, porque todo trabalho é pautado no fortalecimento da cultura, no conhecimento da língua materna, tendo esse contato com a natureza, o respeito, é todo um jeito de conceber a educação dentro da cultura que eles defendem e vivenciam”, explicou o secretário de educação do município, Jucélio Santos, à radio O POVO CBN Cariri.

Nos últimos anos, a população do território organizou-se sistematicamente, juntamente com outros territórios indígenas do estado, para assegurar os direitos básicos previstos na Constituição Federal, desde a educação escolar indígena até o acesso a serviços de saúde de qualidade para demandas específicas desses povos.

Conforme informações da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), atualmente, existem 38 escolas indígenas na rede estadual e quatro nas redes municipais de ensino de Maracanaú e Caucaia, além de uma creche localizada em Itapipoca, distribuídas em 16 municípios.


                                  Blog do Amaury Alencar o Povo 

Postar um comentário

0 Comentários