Destaque mais uma vez no Brasil, a educação pública cearense é líder nas matrículas de Tempo Integral no Ensino Fundamental, com 51,4% dos estudantes matriculados nessa modalidade de ensino, e o 3º do Brasil no Ensino Médio, com 49,1% dos jovens estudando em jornada ampliada.
O percentual é maior do que a média do País, que é de 17,5% no Ensino Fundamental e 21,9% no Ensino Médio. Os dados fazem parte do Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular (educação infantil e ensino fundamental e médio); educação especial (escolas e classes especiais); educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional e tecnológica (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
A secretária da Educação, Eliana Estrela, destaca o trabalho feito no estado do Ceará nas escolas de tempo integral e salienta o fortalecimento do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) junto aos municípios.
0 Comentários