Sangradouro do Açude Benguê, em Aiuaba - Imagem: Clebim do Sertão
O Açude Benguê, que abastece a população do município de Aiuaba está a menos de 1 metro da sangria. O Gerente Regional da COGERH em Iguatu, Welliton de Souza Ferreira, informou ao Blog do Wilrismar na manhã de hoje (13), que após a medição feita, estão faltando 98 centímetros para o reservatório transbordar.
A água chegou na parede do sangradouro do Açude Benguê desde a semana passada. O Secretário de Administração do Município, Manoel Araújo e o repórter Marcos Carvalho em contato com a reportagem, disseram que vários açudes estão sangrando e desaguando no Benguê, um deles, é o Mulungu que abastece o Distrito de Barra, com uma lâmina de cerca de 30 centímetros na manhã de hoje (13).
O reservatório estava com 35% do seu volume no início de 2024, em torno de 6 milhões de m³ e após as chuvas caídas nos últimos meses em sua bacia, neste sábado (13), aparece com 15 milhões 440 mil m³ (83,78%). A capacidade total do açude é de 18 milhões 245 mil m³, segundo a COGERH.
A expectativa é que o açude venha a sangrar nessa semana se o atual quadro chuvoso continuar. A população está aliviada e eufórica já que a possibilidade de colapso no abastecimento de água da cidade está descartado. Diariamente populares visitam e até tomam banho no reservatório.
Repórter Wilrismar Holanda
0 Comentários