Governador Elmano de Freitas entrega a Lula gibão, o "paletó cearense", feito por Espedito Seleiro.

 


Governador Elmano de Freitas e presidente Lula, com gibão feito por Espedito Seleiro

Governador Elmano de Freitas e presidente Lula, com gibão feito por Espedito Seleiro Crédito: Aurélio Alves


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi presenteado com um gibão nordestino pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Ocasião ocorreu nesta sexta-feira, 5, em Iguatu, na região Centro-Sul, durante visita do mandatário às obras da ferrovia transnordestina. Após a entrega, o presidente agradeceu, mas acrescentou: "o companheiro que trabalha com um gibão desse merece receber adicional de insalubridade".  


A peça, feita de couro e tradicionalmente utilizada pelos vaqueiros no Nordeste foi entregue já no fim do discurso de Elmano. O governador chamou a roupa de “paletó cearense” e atribuiu a confecção do modelo a um “dos maiores artistas da cultura popular, Esmeraldo”, corrigindo em seguida ser de autoria de Espedito Seleiro, renomado artista do Cariri e verdadeiro autor do gibão.

Ao receber, Lula tirou fotos com Elmano e prosseguiu para começar seu discurso, retirando logo o gibão, reclamando do peso. “Ô gente, o companheiro que trabalha com um gibão desse merece receber um adicional de insalubridade. Porra, pesa!”, disse o presidente.

No discurso, Elmano ainda citou estar esperando a realização da obra da Transnordestina desde 2006. Segundo o governador, a ferrovia ajudará, especialmente, a produção de calçados no Ceará, por levar os produtos mais rápido até o Porto do Pecém. Também foi citado o impacto para os produtores de leite do estado: o milho e a soja chegariam até eles também com maior rapidez, dos estados do Piaui, da Bahia, Maranhão, onde é mais barato.

 O governador ainda comentou a assinatura do Ramal do Salgado, realizada hoje pelo ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional. Devido ao Ramal, segundo Elmano, a água que vem da transposição do rio São Francisco até o Açude Castanhão percorrerá 150km a menos e chegará com o dobro de volume por segundo.

“Tudo isso só é possível porque esse povo guerreiro do Ceará com muita segurança, humildade e gratidão colocou de volta a ser presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, concluiu o governador petista.


                                          Blog do Amaury Alencar o Povo 





Postar um comentário

0 Comentários