A obra do Hospital Veterinário Escola da UniLeão em Juazeiro do Norte, feita pela empresa Lins Arquitetos Associados, venceu na última semana o Prêmio Obra do Ano 2024 para países de língua portuguesa. A premiação é promovida pelo ArchDaily, maior portal de arquitetura do mundo, e pela DornBracht, empresa conhecida internacionalmente por seus produtos para cozinhas e banheiros. O prêmio teve 15 finalistas, que concorreram por meio de voto popular.
O escritório no Cariri cearense é formado pela família Lins, com Jorge Mauro Lins, George Lins, Cintia Lins e Deborah Lins. O Hospital Veterinário Escola da Unileão, Centro Universitário tradicional da região, funciona 24 horas e atende toda a região.
George Lins, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, comenta como surgiram as ideias para a obra: “O ponto de partida do projeto foi o bem-estar e o conforto dos usuários e animais, que iriam de fato desfrutar do local. Começamos com a criação de uma grande coberta, solta da edificação, para dar muita sombra e proteger as atividades que acontecem embaixo. Essa coberta é fluída, como ondas que permitem a saída do ar quente e estimulam a ventilação cruzada Técnica que consiste em aproveitar as aberturas opostas de um ambiente de modo a permitir o fluxo natural do ar. .
A premiação funcionou por meio de voto popular e é promovida pelo ArchDaily, maior portal de arquitetura do mundo, e pela empresa DornBracht. O resultado foi divulgado no dia 4 de abril.
“Fizemos também uma grande barreira solar de tijolos cerâmicos intercalados, funcionando como cobogós, que filtram a luz do sol e protegem a fachada poente. E por fim, muitos jardins permeiam o espaço interno, criando um microclima local e amenizando a temperatura do sertão”, complementa George Lins.
Os blocos contemplam áreas de internação para animais de grande e pequeno porte, consultórios, enfermaria, centro cirúrgico, fisioterapia, imagem, farmácia e depósitos. Além de salas de aulas e laboratórios. A obra levou aproximadamente três anos para ficar pronta e custou R$ 10 milhões, sendo aberta ao público em 2021.
Segundo os arquitetos do escritório, o prêmio é de extrema importância para a região do Cariri e do Nordeste de maneira geral, pois promove a representatividade da arquitetura nordestina perante o cenário internacional. Uma arquitetura que se adequa ao clima e aos aspectos culturais onde está inserida.
o Povo
0 Comentários