Com atuação desde 2012 no Ceará, garantindo acesso à água de qualidade para o consumo humano, o Programa Água Doce (PAD) instala agora seu milésimo sistema de dessalinização no país. O equipamento, localizado no município de Chorozinho, vai atender cerca de 25 famílias que vivem no Assentamento Morros e Riacho Alegre.
Com cerca de 100 habitantes na região, localizada a 6,4 km da sede do município de Chorozinho, o sistema dessalinizador conta com um poço de vazão equivalente a mais de 5,62 litros por hora, que vai garantir mais segurança hídrica e qualidade de vida para os moradores das comunidades.
A instalação, orçada em quase R$ 252 mil, foi feita pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), contando com o apoio da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) em todo o processo.
Para acompanhar o momento histórico no país, coordenadores do PAD dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Piauí e Minas Gerais, e representantes do MIDR visitaram a região de Morros, onde o sistema está instalado.
No Ceará, o Programa Água Doce (PAD) já implantou 253 sistemas de dessalinização em 44 municípios cearenses, beneficiando milhares de famílias com água potável. Outros 19 estão em fase de implantação.
O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Ramon Rodrigues, destacou que a expectativa é aumentar a quantidade de sistemas no Ceará.
0 Comentários