Carolina Sobreira concedeu entrevista, exclusiva, ao Blog do Amaury Alencar
Em entrevista exclusiva ao blog do Amaury Alencar, realizada na quinta-feira (4), a Secretária de Meio Ambiente de Santana do Cariri, Carolina Sobreira de Lima, citou as principais ações que a pasta vem desenvolvendo no município.
Um dos grandes desafios enfrentados pela pasta, ainda é o desmatamento e poluição hídrica, assim como em outros municípios do Cariri. As queimadas e a problemática do saneamento básico, estão em segundo lugar. “A Secretaria de Meio Ambiente está adotando ações de reflorestamento para proteger as áreas verdes e campanhas de conscientização para sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental”, disse a secretaria. Sobre este assunto, a pasta também tem adotado parcerias com a COGERH e o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, promovendo palestras educativas com alunos da rede municipal.
A população de Santana do Cariri também é convidada a participar, efetivamente, de atividades educativas. Através de reuniões em associações para discutir problemas de cunho ambiental e ouvir a preocupação de cada comunidade. Os jovens também são envolvidos, por meio do programa Agentes Jovens Ambientais, com atividades práticas, como hortas comunitárias.
Atualmente, a pasta realiza inúmeras campanhas ambientais que respigam na saúde da população, como cursos de reaproveitamento de materiais plásticos, em parceria com o Geopark Araripe.
RESÍDUOS SÓLIDOS
Um dos grandes problemas no município, estão relacionados aos resíduos sólidos e, conforme a secretária, a pasta tem trabalhado em parceria com o Consórcio Comares, na busca para eliminar o lixão a céu aberto.
As unidades de conservação é uma questão central para o município. A criação de parques naturais e políticas públicas de uso sustentável desses locais, é uma forma de direcionar a conscientização da população.
A secretaria ainda informou e explicou que, a gestão tem buscado e, continuará investindo, em políticas públicas para empresas locai, visando o desenvolvimento sustentável em Santana do Cariri.
0 Comentários