Trabalho da Ematerce em favor da agricultura do Ceará é destacado em solenidade na Alece.

 


 - Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) celebrou, nesta segunda-feira (08/04), os 70 anos de fundação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio. O evento atendeu a solicitação do  deputado De Assis Diniz (PT), subscrito pelo deputado Missias Dias (PT).

De Assis Diniz ressaltou que a superação define o cotidiano da empresa e lembrou que as décadas de trabalho tiveram ciclo de desafios e de vitórias. Ele destacou a importância de valorizar os trabalhadores e defendeu a elaboração de um plano de reestruturação na Ematerce. 

O parlamentar pontuou ainda a necessidade de investir em tecnologia na agricultura e declarou que é preciso avançar na modernização do campo, associada ao lado humano e a investimento dentro na Embrapa. "Precisamos dar efetividade aos ciclos produtivos e só vamos fazer isso quando entendermos que agricultura é uma atividade econômica de base familiar, mas também é um negócio. Precisamos empreender e agregar valor para esses produtos", explicou.

O deputado Missias Dias (PT) afirmou que, nesses 70 anos de atuação, a Ematerce sempre lutou em prol da agricultura no Ceará. Ele lembrou a importância do trabalho dos técnicos da empresa. "Vocês são amigos e amigas dos agricultores familiares do estado do Ceará. Vocês construíram e constroem a melhoria da qualidade de vida. Avançamos muito na agricultura graças ao compromisso de cada um, e os resultados que temos hoje passaram pelas mãos de vocês", frisou. 

Presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa destaca realizações e desafios do órgão - Foto: Máximo Moura

Um dos homenageados, o presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa, ressaltou que a Ematerce comemora 70 anos contando a sua história e pensando em seu projeto de futuro. "São 70 anos de serviços prestados ao desenvolvimento rural do Ceará, com sentimento de realização e de gratidão. Temos grandes desafios a vencer e sabemos que teremos nesta Casa a parceria e o apoio, como a aprovação do projeto de reestruturação e a contratação de mais técnicos para que possamos fortalecer as frentes de campo, o plano de demissão voluntária, o tão sonhado PDV, investimentos na modernização digital, a capacitação técnica e a ampliação dos recursos para custeio. Temos convicção de que hoje comemoramos com muita alegria não apenas 70 anos vividos, mas o lançamento de uma pedra fundamental da nova empresa que olha para os próximos 70 anos", concluiu.

secretário Moisés Braz, representando o governador Elmano de Freitas, enfatizou que a Ematerce está cada vez mais próxima dos agricultores. "Mesmo nos momentos de muita dificuldade, nós nunca abandonamos o nosso posto, nunca abandonamos o nosso papel, que é de levar assistência técnica, que é de levar a extensão rural, de desenvolver o campo, de produzir alimento e garantir aos homens e às mulheres, agora mais que nunca, o conhecimento necessário para que a gente possa competir até com outros mercados", declarou.

Durante a solenidade, foram homenageados o ex-governador do Ceará e ministro da Educação, Camilo Santana; o deputado federal José Guimarães (PT-CE);  a senadora Augusta Brito (PT-CE); o assessor especial da chefia de Gabinete do Governo do Estado, Nelson Martins; o superintendente adjunto do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Antônio Rodrigues; o engenheiro agrônomo admitido na Ematerce em 1979 Antônio Zilval Fonteles; o engenheiro agrônomo e ex-vereador de Boa Viagem Sidônio Fragoso Vieira; o presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa; o assessor  da Casa Civil e ex-secretário de Desenvolvimento do Estado, Dedé Teixeira; o secretário chefe da Casa Civil, Max Quintino; o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz; o ex-presidente da Ematerce José Maria Pimenta; o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará, Raimundo Martins; o diretor administrativo-financeiro da Ematerce, José Carvalho Maia Sobrinho; o ex-diretor técnico da Ematerce Walmer Severo Magalhães; o diretor técnico da Ematerce, Emanuel Itamar Lemos; Francisco Soares Bezerra; Berenice Lunes Leitão; Onésimo Pereira Lima; o deputado De Assis Diniz (PT), que foi secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado de 2018 a 2022. 

Também estiveram presentes o deputado Júlio César Filho (PT); o assessor especial de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Walter Cavalcante; a representante dos servidores da Ematerce, Maria Evanira Fraga; o presidente do Instituto Agropólo, Neto Rebouças, e o superintendente da Sohidra, Mauro Ferreira.

Edição: Clara Guimarães

Postar um comentário

0 Comentários