A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) deu início, nesta segunda-feira (20/05), à capacitação de 500 artesãs que trabalham com a confecção de produtos de renda produzidos em 12 municípios do litoral cearense. O projeto Renda Gera Renda é uma iniciativa da Alece, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), para fomentar oportunidades de negócio a mulheres.
As aulas acontecem simultaneamente em 12 municípios localizados no litoral do Ceará, importante polo econômico de produtos artesanais ligados à tradição e à história do Estado, como a renda de bilro, de fabricação manual. Na Prainha, no município de Aquiraz, 40 rendeiras acompanharam o primeiro dia de formação no Centro das Rendeiras da Prainha Luíza Távora.
O local reúne trabalhos feitos com renda de bilro, renda filé, bordado ponto cruz e labirinto e é de onde sai o sustento de diversas famílias do município. Antes de iniciar a aula, as rendeiras assistiram à apresentação musical do Duo Instrumental da Associação Tapera das Artes, com músicas nordestinas tocadas no acordeom e no violino.
Para a presidente do Centro das Rendeiras do Iguape, Mana Dantas, a capacitação das rendeiras é uma oportunidade de melhoria do trabalho delas. Ela conta que começou a traçar as primeiras peças de renda com a tia-avó, aos cinco anos. Aos 12, começou a trajetória como artesã na renda de bilro, o que a ajudou a criar três filhos e a comprar uma casa.
"Aqui a gente está melhorando mais o nosso trabalho. Porque (fazer) renda, todas nós sabemos fazer. Desde pequena, a gente aprendeu. A gente ainda tem muita coisa a ser explorada, porque rendeira não é só sentar ali na almofada e ficar sentadinha fazendo. Não, ali cada rendeira tem uma história a contar, e é uma história bonita", revela a artesã, que ajudou a arregimentar as colegas de profissão para que fizessem a formação com ela.
O programa Renda Gera Renda busca não apenas aprimorar as habilidades técnicas das rendeiras, mas também promover a valorização cultural e econômica dessa arte tradicional, essencial para a identidade e economia local. A coordenadora da Célula de Cidadania e Empreendedorismo de Impacto Social do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, Renata Ladeia, revela que a capacitação mira no potencial dessas mulheres em propagar a cultura cearense por meio da renda.
"A gente quer capacitá-las e prepará-las para dar um salto no nosso artesanato, que é patrimônio cultural do nosso Estado. A gente quer preservar essa tradição, juntamente com a inovação, porque acredito que é através desse caminho que a gente vai melhorar e dar mais possibilidades e oportunidades para a comercialização dos produtos das nossas rendeiras", disse.
Recém-saída dos bancos da Universidade Federal do Ceará (UFC) como professora do curso de Design-Moda, a professora aposentada Germana Fontenelle também colabora com a formação das rendeiras compartilhando seu conhecimento no design para aprimorar a criatividade das artesãs e para ampliar os horizontes delas no mundo da moda. A doutora em Design de Moda destaca a função social da capacitação oferecida pela Alece, MEC e Uece a essas mulheres.
"A função social é integrar essas pessoas no mercado cada vez com mais competitividade. Elas vão poder criar produtos pensados primeiramente pelo design, mas que vão ter a participação delas. Vamos ajudar na escolha das cores, dos pontos, das tramas, como usar os elementos do design na renda dela, vai ser tudo em colaboração. Nós vamos estar colaborando com um pouco do marketing e mídias sociais também", descreve brevemente as aulas, que serão teóricas e práticas.
Essa coleção tem como tema “Renda-se ao Mar” e busca capturar a riqueza e a beleza das paisagens marítimas cearenses.
O secretário municipal de Turismo de Aquiraz, Luiz Oliveira, explica que as aulas voltadas para as rendeiras irão ajudá-las a fomentar a economia e o turismo do município. "A gente vê (a capacitação) de extrema relevância e importância para elas, para que possam se capacitar e cada vez mais poder acompanhar o mercado. Estamos fazendo esse trabalho de conscientização e acompanhamento para que elas possam estar cada vez mais atendendo a contento e fomentando o turismo e a economia do município", destaca o titular da pasta, que explicou que os produtos das rendeiras estarão em breve na plataforma de e-commerce do Magazine Luiza.
PROJETO
O Renda Gera Renda visa capacitar rendeiras já atuantes e formar novas artesãs, buscando o desenvolvimento profissional e a preservação da rica tradição da renda cearense. As capacitações acontecem nos municípios de Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi.
As aulas são realizadas de segunda a sexta, com carga horária de 4h por dia, durante oito semanas. Os designers de moda e estilistas que ministram os cursos foram escolhidos por meio de edital publicado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Ao final da capacitação, as rendeiras participarão de um desfile e uma rodada de negócios, onde será apresentada a coleção de novas peças, com o tema “Renda-se ao Mar”, inspirada nos oceanos, abrangendo desde peças de vestuário até itens de decoração.
Ao investir na formação e no aprimoramento das rendeiras, o Renda Gera Renda contribui para a continuidade e o fortalecimento desse patrimônio cultural, garantindo que a renda cearense continue a ser uma fonte de renda e orgulho para a região.
0 Comentários