Chef que atuou como instrutor de cursos oferecidos pela Prefeitura de Tauá estreia em reality show na TV.

 


O Chef de cozinha, Mateus Frota, que atuou como instrutor da Fundação Escola de Gestão Pública e Qualificação de Pessoas, nos anos de 2022 e 2023, estreou em um reality show na TV.             

O Superintendente da Fundação Escola, professor Alexciano Martins, informou ao Blog do Wilrismar, que Mateus Frota ministrou cursos de gastronomia, panificação e confeitaria nos programas CapaciTauá e Tauá Solidário. "A prefeita Patrícia teve a preocupação de buscar os melhores quadros e estruturas para qualificar os tauaenses", acrescentando que Tauá é o único município cearense que tem sua própria estrutura de formação de trabalhadores e qualificação de servidores.

Reality show

O Chef cearense no "Que Seja Doce", reality de confeitaria do GNT estreou ontem (30) no programa como parte da temporada 2024. Nascido em Fortaleza, mas morador de Iguatu, interior do Ceará, o confeiteiro estará ao lado do marido, Jefferson Aleff.

"Foi muito insano. "Digo isso porque a gente acha que está preparado para um reality, para essa pressão, mas infelizmente essa pressão é muito importante e a gente precisa estar com a cabeça 'ok' para participar". Independentemente disso, ele garante que o processo deu certo e representou a concretização de um sonho.

Nos estúdios, Mateus conheceu chefs e jurados referências para ele na Gastronomia, ao passo que também percebeu o quão longe pode chegar a partir do próprio trabalho. "Participar do programa representou acreditar que sonhos são possíveis, que a gente precisa acreditar na gente. Um momento único, incrível, que vou levar para a vida toda".        

Além do curso de graduação tecnológica em Gastronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Baturité, Mateus realizou diversos cursos no Senac Ceará: Técnico em Cozinha, Confeiteiro, Padeiro, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Organização de Estoque para Bares e Restaurantes, dentre outros. Para se especializar na área, realizou formação sobre técnicas de Confeitaria Avançada com Diego Lozzano.

VÁRIAS HABILIDADES

Em Iguatu, o gastrônomo dá aulas nos cursos de qualificação profissional como Cozinheiro, Confeiteiro, Salgadeiro e Pizzaiolo, além dos cursos de aperfeiçoamento, como Cake Design. 

A seleção para o reality show foi realizada no ano passado, de forma virtual, com etapas que iam desde informações pessoais a entrevistas com os produtores. Na visão de Mateus, a seleção para o "Que Seja Doce" não foi à toa. O Ceará está em alta também no que diz respeito à Gastronomia.

"Vemos que existem várias discussões sobre alimentação, a cultura alimentar do Estado e, principalmente, a valorização dos nossos ingredientes, dos nossos chefs e professores. O Ceará sempre foi um berço de cultura em todas as áreas que podemos imaginar, então pude levar um pouco da minha história para o programa, do que eu acredito na confeitaria".           

Agora, é torcer pelo conterrâneo e não perder a oportunidade de exaltar nossa comida. "Sou muito grato à educação. Só estou aqui hoje por tudo o que eu passei. Sou estudante e tenho várias formações, então acredito muito na educação para chegar aonde cheguei. Não vai parar só aqui. É o começo de uma história, de um sonho, que espero que cresça.

Repórter Wilrismar Holanda

*Com informações e imagens do Diário do Nordeste




Postar um comentário

0 Comentários