O governador Elmano de Freitas sancionou em abril passado a Lei n° 18.742, de autoria da deputada estadual Gabriella Aguiar que institui a Semana de Conscientização e Apoio às pessoas com Esquizofrenia, compreendida na semana que antecede o dia 24 de maio de cada ano. Esse período tem por finalidade alertar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce da doença e esclarecê-la quanto à importância de apoio as pessoas com esquizofrenia, bem como sobre os problemas que as acometem. Confirme a Lei, a Semana de Conscientização e Apoio às pessoas com Esquizofrenia passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado e fica definida a cor verde como identificação da luta sobre a causa.
A primeira atividade será na quarta-feira (22), às 11 horas, quando acontece um passeio guiado à Assembleia Legislativa de pacientes com transtorno de esquizofrenia acompanhado por seus cuidadores. Essa é uma ação inédita no Brasil. Na sexta-feira (24), às 15 horas, será realizada audiência pública sobre fortalecimento de políticas públicas da saúde mental no Ceará, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará.
Na terça-feira da próxima semana, dia 28, às 10 horas, haverá uma roda de conversa entre profissionais sobre combate ao estigma contra pessoas com esquizofrenia, no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto. No dia seguinte, dia 29, às 10 horas, também no Hospital de Saúde Mental, acontece o “Dialogando sobre a esquizofrenia e desmitificando estigmas”, voltado para os familiares de pacientes com transtorno de esquizofrenia.
Entende-se por esquizofrenia o transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade, por alucinações, falsas convicções, pensamento e comportamento anômalo, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação, uma piora da função mental e problemas no desempenho diário, incluindo os âmbitos profissional, social, relacionamentos e o autocuidado.
0 Comentários