Em clima de festa, Barbalha realiza o corte do Pau da Bandeira de Santo Antônio.

 


Foto: Guto Vital

Foi cortado na manhã desta sexta-feira (17), no Sítio São Joaquim, em Barbalha, o Pau-D’óia de 23 metros que será utilizado como mastro para bandeira de Santo Antônio de 2024. Pesando cerca de 2,5 toneladas, o tronco escolhido ficará descansando na mata por 15 dias e só será tocado novamente no dia do cortejo, marcado para o dia 02 de junho, pelos carregadores.       

Para Rildo Teles, capitão dos carregadores, o corte do Pau da Bandeira é um momento especial, especialmente quando ocorre no Sítio São Joaquim. “A magia aqui é diferente. Essa mata doou o Pau da Bandeira por mais de 80 anos. Temos uma identidade com ela. E, para nós [carregadores], é motivo de alegria“, disse. Sobre a escolha da árvore, o capitão dos carregadores, se diz abençoado pelo padroeiro da cidade. “Santo Antônio nos abençoou com essa escolha. É um mastro que permitirá maior segurança para os nossos carregadores, pois ela é maior e mais reta, o que permitirá mais carregadores no cortejo“, afirmou Rildo.

Um dos carregadores mais antigos da atual geração, Roberto Maguila, esteve presente no momento e será o homenageado pelo grupo com o título de capitão de honra. “Sou muito grato pela homenagem. Mas quero dividir essa homenagem com todos os carregadores do Pau da Bandeira de Santo Antônio, os presentes e aqueles que já se foram. Todos são merecedores desse título e estou honrado com a homenagem“, afirmou.


Foto: Guto Vital

Meio Ambiente

A Festa de Santo Antônio de Barbalha é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Por isso, é importante ressaltar que todo o processo de escolha e corte do Pau da Bandeira é executado com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de preservação da Biodiversidade (ICMBio). Após o corte, é realizado o reflorestamento de árvores. “Todo o procedimento é acompanhado pelas autoridades ambientais.  Vale lembrar que a cada corte do pau da bandeira, é realizado um replantio com os próprios carregadores“, explicou Rildo Teles.

                              Site Miséria 


Postar um comentário

0 Comentários