Festival Viçosa, Mel & Cachaça volta à Ibiapaba no período de 30 a 1 de junho.

 




Complexo Turístico da Igreja do Céu é um dos pontos de concentração do evento em Viçosa do Ceará — Foto: divulgação

Complexo Turístico da Igreja do Céu é um dos pontos de concentração do evento em Viçosa do Ceará — Foto: divulgação

Considerada a capital cearense da cachaça, a cidade de Viçosa do Ceará é um berço de riquezas naturais que atrai visitantes o ano todo. O município está localizado na Ibiapaba, região que abriga potencialidades que geram inúmeras oportunidades de negócios. É nesse ambiente que de 30 de maio a 01 de junho acontecerá o Festival Viçosa, Mel & Cachaça, uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Prefeitura de Viçosa do Ceará

Durante três dias, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a diversidade dos produtos tradicionais, incluindo cachaças produzidas artesanalmente em alambiques nos engenhos da região, além do saboroso mel e do artesanato desenvolvido na Ibiapaba. Segundo os organizadores, as mais de 10 mil pessoas esperadas no evento devem gerar um aumento de 5% nas vendas dos produtores locais


No Complexo Turístico da Igreja do Céu, o festival contará com 36 expositores no espaço da cachaça e 7 estandes de mel, produtos que são os carros-chefes do Festival, além de 17 estandes de gastronomia regional e 21 de produtos artesanais, e estandes institucionais do Sebrae, da Setur e do BNB. O Festival estará também na Praça Felipe Camarão, com degustação de cachaças e licores. No local, também haverá programação artística com duas apresentações por dia, sempre a partir das 13h.

Através do Festival, o Sebrae busca a valorização de toda a cadeia produtiva da região, bem como o desenvolvimento e a capacitação dos segmentos do turismo, dos produtores de cachaça de alambique e apicultores, o estímulo ao desenvolvimento sustentável e ao turismo da Região da Ibiapaba.

O Festival Viçosa, Mel & Cachaça também promove a cultura local, como forma de reconhecer a tradição no preparo das cachaças de alambique, além de valorizar a cultura do cultivo do mel e de toda a cadeia produtiva derivada da cana-de-açúcar.

Cachaça de Viçosa recebe indicação geográfica após esforços do Sebrae

Em abril de 2024, uma importante conquista para Viçosa do Ceará foi alcançada através da atuação direta do Sebrae com foco no desenvolvimento do município. A cachaça produzida na cidade recebeu Indicação Geográfica, uma distinção concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que reconhece a qualidade e a relevância cultural na produção da aguardente.

 A iniciativa do Sebrae teve início há exatos quatro anos, quando a instituição realizou um diagnóstico das potenciais indicações geográficas para o estado. O esforço teve como foco definir produtos e seus respectivos territórios resultando na seleção de diversos itens que representam a riqueza cultural e econômica da região.

“A Cachaça de Viçosa do Ceará foi a primeira a receber o reconhecimento e registro por parte do INPI, portanto uma grande conquista viabilizada pelo Sebrae Ceará que, além da empresa de consultoria em IG, também realizou diversas outras ações, como consultoria gerencial, Sebraetec, participação em feiras e seminários, além de possibilitar acesso a novas oportunidades de mercado”, relata Germano Bluhm, gestor do Agronegócio do Sebrae Ceará.

De acordo com o INPI, a indicação geográfica identifica a origem de um produto ou serviço “que tem certas qualidades graças à sua origem geográfica ou que tem origem em um local conhecido por aquele produto ou serviço”.

A proteção concedida por uma Indicação Geográfica garante a preservação das tradições locais e pode diferenciar produtos e serviços, melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional. Isso gera efeitos positivos, tanto para produtores e prestadores de serviço, como para consumidores.

Capacitações do Sebrae

Bem antes do anúncio do evento, o Sebrae realizou uma série de ações para que os empresários se preparassem para o Festival. Entre as iniciativas, foram realizadas capacitações com os expositores de gastronomia, desenvolvimento de coleções artesanais exclusivas para o Festival, oficina de inovação no atendimento ao cliente e workshop de harmonização de cachaças com produtos regionais.

Você também pode contar com consultorias voltadas para a melhoria no atendimento ao cliente durante o ano todo. O Sebrae oferece cursos, oficinas, seminários e outras ferramentas para aprimorar o serviço de atendimento e vendas dos colaboradores. Clique aqui e se inscreva já no curso Roteiro de Atendimento e impulsione suas vendas, feche mais negócios. Outras informações acesse o site ce.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.


                                 G1 CE 

Postar um comentário

0 Comentários