Iguatu : Quadrilha Geração Junina apresenta preconceito racial no enredo junino.

 


Um tributo à ‘Rainha dos Baixinhos’, Xuxa Meneghel, é o enredo do grupo Geração Junina, este ano. A quadrilha, que nasceu no Sítio Santa Rosa, tem sete anos de criada, sendo desses três que está na disputa oficial participando de festivais juninos. Ano passado, o grupo conquistou o título de vice-campeã do festival em Iguatu. Este ano, para buscar premiações e continuar no topo dos festivais, o tema é bem ousado, com uma homenagem a Xuxa: ‘Tributo a Xuxa, o casamento da Paquita’.    

Depois de apresentada, a ideia foi bastante discutida e aceita pelos brincantes. A ideia é apresentar ao público, além de homenagem a Xuxa, principalmente pela musicalidade, também abordar a questão do preconceito racial. “Naquele tempo não se cogitava ter uma paquita negra. Eram meninas loiras, quando muitas meninas sonhavam em ser paquitas, mas esbarravam no preconceito da cor. Se naquela época não existiu, a nossa Geração Junina vai levar para todos os arraiás que iremos participar, uma paquita negra que sonhou e realizou esse sonho de ser uma paquita da Xuxa”, contou um pouco do enredo o presidente do grupo junino, Wilton Amorim.

Sonho inovador            

A jovem Maraize Neves, noiva da quadrilha, vai ter a responsabilidade de interpretar a personagem. “Vai acontecer esse sonho. É uma história muito chocante assim porque engloba o racismo e tudo mais, pelo fato de não ser loira, dos olhos azuis, mas vamos com nossa quadrilha quebrar esses tabus”, contou, bastante animada.

Quem vai conquistar o coração dessa paquita é o coreógrafo e também brincante Bruce Willis Rodrigues, que fala também sobre desafio. “Eu estou entrando para a quadrilha agora. Primeiro estava coreografando, e agora eu mesmo estou aprendendo os passos que criei. Mas graças à noiva, aos demais brincantes tem dado certo e nos ajudamos demais. Vamos ter várias surpresas. Já começa pelo tema que bem inovador. Um desafio que está todo mundo junto”, ressaltou.

Ainda para os brincantes, além da busca pelo por títulos, a maior conquista é o reconhecimento do público. “A gente tem que sentir a energia do público. A gente quando recebe o carinho, os aplausos, já fomos o campeão da noite. A premiação é uma consequência de tudo isso”, destacou José Wilton.

Quem quiser seguir e acompanhar toda a programação de apresentações da quadrilha, basta seguir o Instagram Quadrilha Geração Junina.

                                                              Jornal a Praça 



Postar um comentário

0 Comentários