Durante o mês de maio, é realizada a campanha de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, conhecido como Maio Laranja. Em cidades vizinhas, tem sido noticiado casos de abuso sexual infantil recorrentemente e em Santa Quitéria, não tem sido diferente.
De acordo com dados do Conselho Tutelar, todos os meses são aproximadamente dois a três casos confirmados dentre a alta frequência de denúncias, que partem principalmente da sede do município. Devido a falta de transporte próprio para os conselheiros se deslocarem, ainda há uma certa dificuldade em conseguir chegar aos casos que ocorrem nos distritos e zona rural.
O conselheiro Lucas Farias comentou sobre a incidência dos casos e como funciona o processo após a denúncia. Após acolherem a denúncia, a família é encaminhada para fazer o boletim de ocorrência na Polícia Civil e requisita alguns serviços, como o de atendimento psicológico, de saúde e quais mais forem necessários para tentar restabelecer a integridade da criança ou adolescente.
O processo é totalmente sigiloso, tanto sobre a identidade da vítima como a do denunciante.
Até o dia 28, a Comarca de Santa Quitéria realizará a campanha do Maio Laranja, cuja programação conta com ciclo de palestras e outras ações no próprio Fórum e em escolas. Confira a programação no link.
Saiba como denunciar
- Para denúncias ou ajuda disque 100.
- Endereço do Conselho Tutelar em Santa Quitéria: Rua Francisco Martins Filho, 654
- Telefone para contato/Whatsapp: (88) 99628-5627.
- A voz de Santa Quitéria
0 Comentários