Bons ventos sopram para esses lados de cá com ações de Educação Ambiental, Educação Patrimonial, sensibilidade comunitária, auto conhecimento do potencial Arqueológico e das belezas cênicas ambientais que são Patrimônios Nacionais e da Humanidade. Tais ingredientes são a comprovação inconteste do alto grau de sensibilidade e de conhecimento de um povo e, salve, salve os independencianos.
A Profª e líder comunitária Katiuce Guerreiro da Associação Comunitária José Guerreiro do Vale da comunidade do Paraíso que desde o ano de 1994, tem atuado fortemente em várias comunidades, está eufórica com as descobertas fortuitas dos Sítios Arqueológicos em sua comunidade. Sabe que, eles são Patrimônios da Nação Brasileira, protegidos por Leis Federais onde há toda uma legislação específica que dão proteção aos mesmo, felizmente conhecemos os rigores dessas Leis e somos conscientes das nossas obrigações e deveres como comunitários. Nossa primeira preocupação está calcada na providência, comunicamos essas descobertas fortuitas ao IPHAN - instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, Órgão Federal responsável pelos Sítios Arqueológicos no Brasil e felizmente, tivemos a imediata resposta dessa Instituição Federal que nos apoiaram e conosco estão nesse trabalho em prol da proteção integral desses bens nacionais. A atual Superintendente Estadual do IPHAN que é arqueóloga esteve à frente de um sério trabalho de pesquisas, identificação e mapeamento desses Sítios Arqueológicos com Registros Rupestres em nossa comunidade, ela com seu conhecimento e sensibilidade, tem nos orientado e guiado o que lhes somos gratos, a Dra. Cris, como é carinhosamente conhecida, tem visão de futuro, suas ações abrangem o lado técnico, científico e também comunitário, o que pela 1ª vez no Estado do Ceará, temos conhecimento desse tratamento digno e diferenciado.
O Profº e Arqueólogo Almir Júnior (Aracajú/SE), que trabalhou no Salvamento Arqueológico do Baixo São Francisco e no MAX - Museu de Arqueologia do Xingó da Universidade Federal de Sergipe, saúda a descoberta dessa Província Arqueológica da Comunidade do Paraíso, como a mais sensacional dos últimos tempos. Ele reafirmou, que tais achados em um só lugar, mais de 15 Sítios Arqueológicos no Paraíso, é uma cifra que nos impressiona. Dessa forma, não tenho dúvidas em afirmar que, será a Comunidade do Paraíso a locomotiva que irá impulsionar as Pesquisas Arqueológicas de Campo, a consolidação da implantação do Turismo Científico, Cultural, Negócios e Rural no Município de Independência no Ceará, que neste momento encontra-se em estado de Graças para deleite do Gestor Municipal e todos quantos fazem esse Histórico Município. Reforça o Professor e Arqueólogo.
O Prefeito Valdi Coutinho, conversando com o blog do jornalista Amaury de Alencar e site Matheus Repórter Cariri que estarão na cidade de Independência próximo dia 5 de Junho - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, nos informou da sua felicidade e surpresa ante a grandeza dessas descobertas na Comunidade do Paraíso, é um fato histórico sensacional.
Estarei, na qualidade de Gestor Municipal preparado para trabalhar junto com a Comunidade do Paraíso, do IPHAN, Governo do Ceará, Academias e outras Instituições nesse campo científico que será a força motriz capaz de transformar o Município de Independência numa referência nacional, estarei lado a lado para fazer o GRANDE DIFERENCIAL NO CEARÁ E NO BRASIL. Afirmou o Prefeito Valdi Coutinho, visivelmente emocionado e surpreso.
"SE TUA PAIXÃO É VIAJAR, O PARAÍSO EM INDEPENDÊNCIA É TEU DESTINO".
0 Comentários