Tauá : Escola Monsenhor Odorico realizará o Moa Junino, em forma de gincana cultural.

 


A EEEP Monsenhor Odorico de Andrade está realizando o MOA JUNINO 2024 sob o tema: Cordel: Cultura Popular, Passado e Presente! 


Coordenado pelo Conselho Escolar, o MOA JUNINO está mobilizando a comunidade escolar em duas equipes para homenagear dois grandes personagens da Cultura Popular: Patativa do Assaré e Bráulio Bessa.

A Gincana é composta por 10 tarefas que serão desenvolvidas até o dia 13 de junho, data da culminância do evento que acontecerá com a participação de repentistas, poetas populares e a animação do sanfoneiro Tayrone Farias.

O objetivo do evento é valorizar a cultura popular do Cordel, destacando o talento nordestino na arte da rima, do poema e do improviso. Dentro desse prisma, serão destacados dois poetas populares do Ceará e, porque não dizer, do Nordeste e do Brasil.

Patativa do Assaré (1909-2002) foi um poeta e repentista brasileiro, um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX. Com uma linguagem simples, porém poética, retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão. Projetou-se nacionalmente com o poema "Triste Partida" em 1964, musicado e gravado por Luiz Gonzaga. Seus livros, traduzidos em vários idiomas, foram tema de estudos na Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal.

Bráulio Bessa se define como um fazedor de poesia. O rapaz foi o artista mais assistido e partilhado nas redes sociais da Globo durante o ano de 2017. O poeta nasceu em Alto Santo (interior do Ceará) no dia 23 de julho de 1985. Quando tinha apenas 14 anos, Bráulio começou a escrever poesia popular - inspirado no seu principal ídolo, o poeta Patativa do Assaré. Aos 26 anos lançou a página Nação Nordestina no Facebook e teve enorme repercussão online - o vídeo declamando o poema Nordeste independente viralizou de tal forma que chamou a atenção de produtores de televisão.         

                                               Com Assessoria 

Postar um comentário

0 Comentários