Vice-presidente do TCE Ceará, Valdomiro Távora, é agraciado com a Medalha Boticário Ferreira.

 


O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, foi agraciado com a Medalha Boticário Ferreira, em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (2/5), na Câmara Municipal de Fortaleza. “Estar aqui hoje, na condição de homenageado, me deixa muito feliz. Primeiro porque o reconhecimento como homem público mostra que as tarefas que assumi ou para as quais fui designado ao longo dos mais de 30 anos de serviços prestados ao meu estado foram cumpridas de forma satisfatória; e segundo, porque um momento como esse faz a gente olhar para trás e fazer um balanço da própria vida”.  

A honraria, instituída em 1981, visa reconhecer o mérito cívico do cidadão que se distingue pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços à coletividade, dedicação à causa do município de Fortaleza e exemplos de dedicação ao serviço público da Cidade. Cada parlamentar só pode propor a homenagem a uma pessoa em cada legislatura (quatro anos).

Ainda em seu discurso, o conselheiro destacou sua carreira política, onde atuou por 12 anos como deputado estadual, “que me ensinou muito a ouvir a população que procura a Casa do Povo com suas reivindicações legítimas. […] Faço parte de uma geração de homens e mulheres cearenses que assumiram como missão de vida mudar o cenário econômico e social de um estado pobre, que em tempos passados constava nos registros oficiais como um dos que possuía mais miseráveis”.

Sobre sua atuação junto ao TCE Ceará, Valdomiro destacou a função constitucional, fiscalizadora, mas, sobretudo, educadora. “Sempre vi o Tribunal de Contas não como um órgão que fiscaliza e pune, mas como uma instituição aberta aos seus jurisdicionados e à sociedade em geral, atuando preventivamente, mitigando situações que possam incorrer em má aplicação dos recursos públicos, para que a população tenha, cada vez mais, serviços públicos de melhor qualidade. […] Atuando de forma preventiva, os Tribunais têm a missão de contribuir para a educação da população, preparar as gerações de hoje para um futuro em que seja possível viver numa democracia forte, exercendo com plenitude a cidadania, em que os direitos individuais e sociais sejam assegurados, a sociedade seja menos desigual, e todos tenham oportunidades de acordo com seus interesses e motivações”.

O conselheiro encerrou sua fala agradecendo aos vereadores, em nome do presidente Gardel Rolim, que aprovaram a homenagem e reforçou a continuidade de seu compromisso. “Com muita humildade, peço a Deus sabedoria e saúde para continuar a minha missão no TCE Ceará, atento aos anseios da sociedade atual, com foco na responsabilidade fiscal e social e na sustentabilidade, em especial, para as gerações futuras”.

Propositor da honraria, Gardel Rolim reforçou a relevante atuação do conselheiro Valdomiro Távora na missão educativa. “Propusemos a Medalha Boticário Ferreira ao conselheiro Valdomiro, que é um homem que tem um serviço extenso prestado à sociedade cearense. Colaborou com a mudança do perfil do Tribunal de Contas, deixando de ser um órgão apenas fiscalizador e punitivo e, como ele mesmo frisou, estando mais perto dos gestores públicos, para que pudessem ter, de fato, um trabalho preventivo, e isso fez uma diferença muito grande no estado do Ceará”.

Além de Valdomiro Távora e Gardel Rolim, compuseram a mesa de honra, o assessor especial para Assuntos Institucionais do Governo do Ceará, Aloísio Carvalho (representando o governador Elmano de Freitas); o prefeito de Fortaleza, José Sarto; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Abelardo Benevides; o deputado federal Mauro Filho; o presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz; e o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Tiago Dias, representando o presidente Desembargador Raimundo Nonato.

Entre os familiares que prestigiaram a Sessão Solene, estavam a mãe do homenageado, Sílvia Benevides, a esposa Ana Paula e os filhos Thiago e Valdomiro Neto. Também presentes a conselheira Patrícia Saboya, os procuradores de Contas Aécio Vasconcelos e Cláudia Patrícia, o auditor Itacir Todero, gestores e servidores do TCE Ceará, entre outros amigos e convidados.

Postar um comentário

0 Comentários