Tanto o presidente Lula, quanto o ex-presidente Bolsonaro, assim como governadores estaduais, estão na lista de puxadores de votos para os candidatos e as candidatas às prefeituras, mas, no cenário atual, há outro peso político ainda mais importante: os prefeitos que concorrem à reeleição ou estão bem avaliados e podem influenciar diretamente no resultado das eleições.
A força dos atuais gestores está, principalmente, no cofre, que, irrigado com recursos federais, por meio de emendas parlamentares, ajuda a turbinar obras e garantir, assim, mais força junto ao eleitorado.
Uma pesquisa realizada pelo Ipec mostra que, na média, os atuais prefeitos inspiram mais confiança na população do que o presidente da República: 55 contra 47, numa escala de 0 a 100.
A diferença é de oito pontos em favor dos governantes locais. Esse nível de confiança dos prefeitos, de 55, de acordo com a pesquisa, é o mais alto da série histórica, iniciada em 2009. Desde então, houve três eleições municipais: em 2012, 2016 e 2020.
Os números da pesquisa mostram, ainda, uma associação entre nível de confiança e taxa de reeleição. A leitura da pesquisa aponta que, quanto maior a confiança nos gestores municipais, maior é o número de prefeitos que se reelege.
Ceará Agora
0 Comentários