O Brasil será mais Brasil com o desenvolvimento do Setor da Arqueologia no Município de Independência, Região dos Inhamuns no Ceará, graças ao seu potencial arqueológico especialmente o da Comunidade do PARAíSO por tratar-se de uma Província Arqueológica da maior importância para o desenvolvimento e aprofundamento das Ciências Arqueológicas capaz de moldar a identidade cultural e a atmosfera do Estado a partir da dita comunidade.
A Comunidade do PARAÍSO reúne em um só espaço uma Comunidade/Província Arqueológica que misturam história, imaginação e mito transmitidos de geração em geração ao longo de milhares de anos e, que hoje, graças ao posicionamento da comunidade que entendeu a importância desses Sítios Arqueológicos que são na verdade, uma preciosidade de uma HERANÇA DA ERA PRIMITIVA, que irá impulsionar o tão sonhado progresso cultural, material e social do Município de Independência capaz de gerar ocupação e renda para a população local.
O Município de Independência precisará estar atento para esta nova ordem de progresso em seu solo se quiser crescer, se desenvolver e se tornar uma referência na área das Ciências Arqueológicas que fará um verdadeiro rebuliço no município e nas Regiões dos Inhamuns e Sertões de Crateús pela proximidade de ambas.
UMA EXPEDIÇÃO COMPROVA O FORTE POTENCIAL DA COMUNIDADE DO PARAÍSO, UM DESTINO TURÍSTICO QUE NASCE NUM PONTO DE LUZ DO HORIZONTE E DESPONTA COMO UMA IMPORTANTE UNIVERSIDADE E MUSEU A CÉU ABERTO.
E quem esteve conferindo este potencial no Município de Independência foi o Dr. ODORICO DE MORAES (Professor, médico, escritor e pesquisador), que coordena o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos/NPDM da Universidade Federal do Ceará - UFC, laureado com o TROFÉU SEREIA DE OURO, que fez rasgados elogios a organização da comunidade e as belezas cinematográficas naturais da localidade. Acompanhado do mestre Gil Magalhães, guia turístico da Serra da Micaela/RN e Lúcio Rodrigues, guia de pesca no Jaguaribe/CE, que munidos de câmaras fotográficas, celulares e drones, fizeram os históricos registros para as atuais e futuras gerações, que será aproveitado pela Superintendência Estadual do IPHAN, que está trabalhando a área.
A EQUIPE COMANDADA POR DR. PROFº ODORICO DE MORAES, ESTIVERAM NO DISTRITO DE SANTO ANTONIO CARRAPATEIRAS NO MUNICÍPIO DE TAUÁ, ONDE PUDERAM AVALIAR A IMPORTÂNCIA E AS BELEZAS DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS.
A luzida comitiva foi recepcionada pelas Professoras e líderes comunitárias Agustinha e Liquinha, que tiveram o privilégio de receberem os ilustres visitantes, que se encantaram com os Sítios Arqueológicos de Caiçara, Pereira e Torres, estes guardam um Tesouro Arqueológico que precisa ser estudado e explorado cientificamente.
Tauá e Independência, são dois municípios possuidores de riquezas arqueológicas que nos intrigam e haja imaginação para tentar decifrar o que estão registrados nos matacões pelo Homem Primitivo, que escolheu os mais belos e sensacionais locais para deixar perpetuada suas obras de arte, cujo valor é imaginável.
Fica para as futuras administrações municipais o desafio administrativo: "será preciso conhecimento cultural e decisão política para priorizar o Setor Arqueológico, se quiserem crescer materialmente, cientificamente e culturalmente". Fica a dica, destacou o ambientalista Jorge de Moura, um profundo conhecedor do vasto potencial arqueológico de ambos municípios.
0 Comentários