107 professores tomam posse após segundo maior concurso público da história da UVA.

 


Novos servidores atuarão nos campi localizados em Sobral, Camocim, Acaraú e São Benedito  

Mais qualificação no ensino superior para os cearenses. O governador Elmano de Freitas comandou, nesta terça-feira (20), a solenidade de posse de 107 professores e professoras para a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Eles atuarão nos campi localizados em Sobral, Camocim, Acaraú e São Benedito. O evento aconteceu na sede da instituição de ensino, em Sobral.

Elmano de Freitas destacou a importância de um ensino público forte, com profissionais qualificados, para a formação de um futuro próspero para o estado. “Na data de hoje, com um ano e sete meses de governo, estamos concluindo a posse de 495 novos professores para as universidades públicas do Ceará. Uma demonstração clara que acreditamos no fortalecimento da universidade pública. Estão aqui os melhores professores e professoras que esta universidade pode ter, uma garantia de qualidade de ensino para os filhos do povo cearense. Podemos dizer que temos a melhor rede de educação do Brasil e essa Universidade tem tudo a ver com isso. Vocês também representam um sonho da família de vocês e é algo mesmo para se ter orgulho”.   

Os empossados nesta terça-feira atendem à convocação e nomeação de 125 profissionais anunciada no último dia 24 de julho.

Possuindo abrangência sobre 55 municípios em todo o estado, a UVA conta atualmente com 7.358 alunos na graduação, considerando presenciais e Universidade Aberta do Brasil (UAB).  

Sandra Monteiro, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), definiu: “Hoje é um dia muito feliz e é importante participar de momento tão bonito, tão significativo para todos vocês. Muito de vocês serão necessários para outros pilares da universidade, que é a gestão. Precisamos de profissionais compromissados para a melhora e a chegada de um ensino pleno. Quero parabenizar a vocês e seus familiares, de importância marcante para que vocês atingissem esse objetivo”.

Os novos professores vão atuar no fortalecimento da graduação da UVA, que hoje tem os cursos de Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Zootecnia, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Agronomia e Engenharia de Pesca.   

Reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne agradeceu o Governo do Ceará por todos os investimentos e ações em prol do desenvolvimento educacional do estado. “Os empossados hoje realmente são vitoriosos. As minhas palavras são de gratidão a todo o apoio por parte do Governo do Estado. A Reitoria estará sempre de portas abertas para vocês, suas demandas, ideias e é assim que se faz gestão”.

 

De volta para o futuro

Após se formar na UVA em Zootecnia, Gerardo Alves decidiu dar uma volta no mundo. O cearense de Pires Ferreira, então, viveu um ano na Austrália, mas sempre teve algo em mente: regressar para suas origens. “É curioso porque nunca deixei de pensar em como seria bacana me tornar professor da UVA e retribuir um pouco para esse local que me abriu as portas do mundo”.  

Ao lado de seus filhos, Matteo e Pietro, e sua esposa, Maria, o sentimento do agora empossado não poderia ser outro. “Sonho realizado”, completa, emocionado.  

Natural de Fortaleza, Mayra Vettorazzi atuará no campus da UVA no município de Camocim. Lá, a instituição de ensino começará as aulas do novo curso de Engenharia de Pesca. “A expectativa é que possamos conseguir contribuir com o desenvolvimento da região, sobretudo Camocim”, pontuou.  

A educadora também sabe que o assunto de sua formação é importante por diversos motivos que vão além da sala de aula. “Temos que lembrar sempre que somos agentes transformadores. Em todos os aspectos, na nossa micropolítica dentro de casa, com nossos amigos e, principalmente, exercendo a nossa função como educador”, finalizou.










Postar um comentário

0 Comentários