Aiuaba aparece entre as menores e maiores temperaturas do Estado.

 



Aiuaba aparece na lista de cidades com as menores e maiores temperaturas do Estado do Ceará, no mesmo intervalo de tempo. 

Segundo dados da Funceme, nos últimos 7 dias, o município registrou 14,9°C, a 3ª temperatura mais baixa do Estado, e no mesmo período de tempo, alcançou a marca de 37°C, a quinta na lista das mais altas.

Definida como “amplitude térmica”, a diferença entre as temperaturas mais baixas e mais altas em uma localidade ao longo do dia fica maior no Ceará a partir de julho, como aponta Vinícius Oliveira, meteorologista e pesquisador da Funceme. 

“Isso é extremamente normal pra essa época do ano. Principalmente no segundo semestre, quando predominantemente não temos chuva e a cobertura do céu fica variando de poucas nuvens a sem nuvens”, pontua.

O meteorologista explica que a baixa nebulosidade favorece a maior incidência de radiação solar, aumentando o calor principalmente no período da tarde – e sobretudo a partir de setembro, no intervalo de meses chamado “B-R-O Bró” (meses terminados em -bro).

Durante a madrugada e manhã, temos uma maior perda de radiação, e aí as temperaturas baixam bastante. Já durante o dia, aumentam. Principalmente no B-R-O Bró, que tem as temperaturas máximas do ano, afirma o meteorologista.

A diferença entre as mínimas e máximas registradas também tem a ver com a localização geográfica dos municípios. Quanto mais longe do mar, maior é a amplitude térmica, já que o oceano funciona como “regulador” das temperaturas, conforme acrescenta Vinícius.

“Em municípios mais próximos da faixa litorânea a amplitude térmica é diferente do interior do Estado. Barro, por exemplo, registrou 40°C. Não chegamos a isso aqui em Fortaleza nem em cidades litorâneas, porque o oceano regula”, frisa.

Site: Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários