Alunos e professores da UFCA pedem segurança devido à onda de assaltos no entorno do campus.

 


Foto: Reprodução

Cícero Dantas   


A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza, na tarde desta quinta-feira (22), ato unificado para exigir mais segurança no entorno do campus de Juazeiro do Norte, localizado no bairro cidade universitária.

A manifestação ocorre após um incidente grave, ocorrido na última sexta-feira (16), quando o servidor técnico-administrativo foi baleado durante uma tentativa de assalto ao deixar o campus. Segundo a UFCA, o servidor está hospitalizado e seu estado de saúde é considerado estável.

A insegurança nas imediações da universidade é um problema recorrente. Nos últimos cinco anos, estudantes, professores e servidores têm relatado constantes assaltos, especialmente durante o período noturno.

A Direção da universidade já encaminhou ofícios à Polícia Militar e solicitou à Prefeitura de Juazeiro do Norte melhorias na iluminação e limpeza da área. Porém, as medidas adotadas, até o momento, têm se mostrado insuficientes e os episódios de violência continuam a ocorrer. “Queremos mais iluminação, mais segurança e uma rotatória para acabar com os frequentes acidentes de trânsito”, afirmou o coordenador de campi avançado do SINTUFCE, Gedeão Correa.

Nota da UFCA

A Reitoria da UFCA se pronunciou, por meio de nota sobre o caso.  “A Reitoria se mobilizou, mais uma vez, para enviar ofícios às autoridades competentes relatando a urgente necessidade de iluminação na região do bairro Cidade Universitária, onde fica o campus Juazeiro do Norte, e o aumento do efetivo de polícia na mesma área”.  

A Direção acrescenta “que é um direito de toda a comunidade acadêmica ter a garantia de segurança para o desenvolvimento de seus trabalhos e estudos e, ainda, que é um dever do poder público prover tais condições“.

A Universidade também prestou solidariedade ao servidor e continuará acompanhando o caso.  “A UFCA se solidariza com seu servidor e com toda a sua rede de apoio, manifestando publicamente sua disponibilidade em mitigar os danos desses tristes fatos“.


Postar um comentário

0 Comentários