Cariri receberá polo de irrigação para impulsionar agricultura.

 


 Polo de irrigação deverá englobar diferentes culturas

Foto: Divulgação/ MIDR


A região do Cariri foi uma das escolhidas para receber um polo de irrigação voltado a várias culturas, dentre as quais a sojicultura e a cotonicultura. O projeto nasceu da necessidade de aproveitar o potencial agrícola local que, até então, não havia recebido intervenção pública federal. À frente das negociações estão a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), a Federação da Agricultura e Pecuária (Faec) e o Ministério da Integração do Desenvolvimento Regional (MIDR).

De acordo com Sílvio Carlos Ribeiro, secretário-executivo do Agronegócio da SDE, a primeira etapa foi uma reunião com o MIDR, em que foram discutidas as áreas potenciais para receberem o projeto no Ceará. A próxima etapa será a delimitação da área exata do polo, seguida por reuniões com instituições e gestores locais para alinhar detalhes. Por fim, será publicada a portaria oficializando a criação do polo, que deve ser publicada até o final do ano.

Conforme explicou o secretário-executivo, o Polo Irrigado do Cariri deverá ser localizado em área com grande potencial para a agricultura irrigada. Os critérios para a seleção das culturas irrigadas considerarão produtos que se adaptem bem às condições climáticas e de solo da região e que tenham um mercado promissor para atrair investimentos e gerar crescimento econômico. Assim que definido, o polo receberá ações efetivas do Ministério e do Governo do Estado para sua estruturação.

“O polo terá prioridade em obras voltadas para a agricultura irrigada, incluindo infraestrutura como reservatórios, estradas e unidades de apoio ao produtor”, destaca Sílvio Carlos, ao mencionar que a utilização da água do São Francisco é uma possibilidade em discussão, mas não é garantida apenas pela definição do polo. A decisão final cabe ao Governo do Estado e à Agência Nacional de Águas, responsável pela gestão e outorga das águas do São Francisco.

A agricultura irrigada, como afirma o secretário-executivo, é uma atividade que gera emprego e renda, aumenta o valor da produção agrícola e tem grande importância em todas as regiões do mundo. “Expandir essa prática no Estado promoverá um significativo desenvolvimento econômico. O polo de irrigação permitirá o uso da água para gerar riqueza, emprego e crescimento econômico na região do Cariri. Essa é a grande importância de um polo de irrigação no Cariri, e estamos muito animados com essa perspectiva para a região”, conclui Sílvio Carlos.

                                              Jornal do Cariri 

Postar um comentário

0 Comentários