Foto: Fábio Lima |
O Geopark Araripe será representando no Conselho de Geoparques Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) pelo diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, Allyson Pinheiro. O pesquisador irá assumir a vaga no mês de setembro e vai atuar pelos próximos quatro anos.
O Conselho faz parte do programa de Geoparques Mundiais da Unesco e tem como objetivo reconhecer, acompanhar e avaliar os territórios que são reconhecidos pela organização como especiais e merecedores do selo de Geoparque Mundial. Um dos papéis realizados pelo órgão é analisar pontos como desenvolvimento sustentável e patrimônios materiais e imateriais.
“Todos os países e territórios do mundo que são especiais, diferentes e que querem ser reconhecidos pela Unesco precisam preencher alguns documentos e enviar para o Conselho. Eles são avaliados e julgados para emitir pareceres relativos ao desenvolvimento desses territórios do mundo”, disse Allyson Pinheiro em entrevista à rádio CBN Cariri.
O Geopark Araripe foi o primeiro reconhecido pela Unesco na América Latina e Caribe, em 2006. Ao todo, o território tem uma área de aproximadamente 5.000 km² e uma imensidão de potencial cultural, econômico e social. O local abriga registros geológicos do período Cretáceo, com fósseis de seres que habitaram a região entre 120 milhões a 100 milhões de anos atrás.
O Povo
0 Comentários