Com apresentações em Crato e Brejo Santo, espetáculo aborda memórias de luta e sabedorias indígenas.

 

Foto: Samuel Macedo

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2024, o espetáculo “Coragem” iniciará temporada de estreia no Cariri com apresentações nas cidades de Brejo Santo e Crato. A peça é resultado de processo da Coletiva Flecha Lançada, fruto do projeto “Coragem, somos as vozes dos nossos ancestrais”, fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro. As apresentações serão gratuitas e com acessibilidade em Libras.

Com dramaturgia e direção de Bárbara Matias Kariri, “Coragem” leva ao público memórias de luta, estratégia de sobrevivência e sabedoria das lideranças que revitalizam a memória indígena no Brasil. A encenação é um emaranhado de vozes que documentam parte da articulação indígena neste país. No palco, os elementos somam-se à memória dos artistas Manoel Leandro, Ana Floresta, Joedson Kariri e Miscilane Silva.


De acordo com a organização, a narrativa de “Coragem” habita a memória e expande o imaginário através de gestos, cores e provocações dramatúrgicas dos artistas em cena. Como um convite ao ver a terra como mãe, como lugar onde se nasce, se pertence e se vive com dignidade – daí o questionamento que permeia o espetáculo: “Você vende sua mãe?”.

“Sou imensamente grata à força ancestral que me protege, ao elenco que se permitiu mergulhar num processo criativo imerso na memória ancestral, à equipe técnica que esteve na sala de ensaio pensando conosco e a todas as lideranças que acreditam nessa força”, afirmou Bárbara Kariri.

As apresentações serão na Aldeia Queimadas do Povo Indígena Isu-Kariri, em Brejo Santo, às 20h do dia 16; no Espaço de Memória Procém/ Casa da Luz do Mestre Aécio de Zaíra, em Crato, às 20h do dia 17; e no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, às 20h do dia 17, também em Crato.

                                           Jornal do Cariri

Postar um comentário

0 Comentários