Há 40 anos contribuindo para o Judiciário cearense, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, foi agraciado com o Título de Cidadão fortalezense. A honraria, entregue nesta terça-feira (13/08) durante sessão solene da Câmara Municipal de Fortaleza, homenageia personalidades nascidas em outros municípios que prestam relevantes serviços à sociedade e que se destacam na vida pública ou privada.
De acordo com o presidente, todo o seu empenho é para que o Poder Judiciário Estadual possa contribuir para uma sociedade mais fraterna e solidária, levando justiça a todas e todos os cearenses. “Tenho a certeza de que temos avançado nesse propósito. Desse modo, ainda que este título seja legalmente uma honraria personalíssima, não é assim, propriamente, que o acolho. Recebo-o, igualmente, como uma homenagem ao egrégio (e amado) Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, bem como a cada colaboradora e colaborador que, independentemente do cargo ou da função que ocupa, conscientemente divide comigo a relevante incumbência de distribuir justiça não só na Comarca de Fortaleza, mas em todo o Estado do Ceará”, ressaltou o desembargador durante seu discurso no Plenário da Câmara.
Nascido em Mombaça, o magistrado formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1978. Iniciou sua carreira como promotor de Justiça na Comarca de Pedra Branca, mas logo optou pela magistratura. Em 1984, passou em concurso público e assumiu o cargo de juiz na Comarca de Ubajara. Ao longo dos anos, atuou em Jucás e Tauá até chegar à Capital cearense. Em 1999, foi nomeado pelo Tribunal Pleno para instalar a 1ª Vara de Falências da Comarca de Fortaleza. Em 2006, foi eleito desembargador do TJCE pelo critério de merecimento.
Em sua trajetória profissional desempenhou diversas funções de destaque. Enquanto juiz, foi vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), membro do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), além de coordenador da Propaganda Eleitoral nas eleições de 1998. Como desembargador, assumiu como vice-presidente e corregedor Eleitoral do TRE-CE no biênio 2013-2015, presidindo, posteriormente, a Corte Eleitoral, em 2015-2017. No TJCE, exerceu a Vice-Presidência durante o biênio 2021-2023 e, em 31 de janeiro de 2023, assumiu a Presidência.
O evento foi prestigiado por desembargadores, juízes, secretários, familiares, além de demais autoridades de Fortaleza e de Mombaça.
0 Comentários