Eleições 2024 : Candidatas mulheres continuam sendo minoria nas disputas eleitorais do Cariri.

 


                                                     foto jornal do Cariri 

Foto da Urna de Silvania e Késia (Foto: Reprodução/TSE)


Apesar das campanhas estimulando a presença das mulheres na política, e o fortalecimento da tese da necessidade de mais mulheres candidatas nas eleições para prefeituras e câmaras municipais, o quadro eleitoral no Cariri ainda é desfavorável às mulheres. Nas eleições municipais marcadas para outubro, se mantém o cenário de baixa representatividade feminina em câmaras municipais e, sobretudo, para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Levantamento do Jornal do Cariri descobriu que 85% das candidaturas para prefeito são de homens, que totalizam 56 candidatos contra apenas 10 candidatas. A única cidade que destoa dessa realidade é Altaneira, onde a prefeitura da cidade será disputada por duas mulheres: Késia (PSB) e Silvania (PT).   

As demais mulheres que enfrentam às urnas disputam o cargo com homens. Nesse quadro estão: prefeita Gislaine Landim (PSB), de Brejo Santo, e Mônica Mariano (PT), de Jati, que trabalham pela reeleição. A novidade é o número maior de mulheres candidatas a vice-prefeita, com 23 das 66 candidaturas lançadas.

 Nas eleições para as câmaras municipais, o número de candidatos masculino é quase o dobro do quantitativo feminino. São, ao todo, 1.028 homens contra 567 mulheres concorrendo a um mandato de vereador. 

De novo, Altaneira registra a menor diferença entre candidatos homens e mulheres concorrendo à Câmara Municipal, com sete candidaturas femininas e nove masculinas. Na outra ponta, Juazeiro do Norte tem a maior proporção, com 204 candidatos contra 120 candidatas.


Postar um comentário

0 Comentários