Exposição “Ser Tão Mar” reúne 25 obras de Stênio Burgos no Espaço Cultural Arandu.

 



Nesta semana, a partir do dia 18 de setembro, o Instituto Myra Eliane realiza a exposição do artista plástico Stênio Burgos, “Ser Tão Mar”, no Espaço Cultural Arandu, equipamento do Instituto situado em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. A mostra será aberta com a presença de Stênio nesta quarta-feira (18), às 10h, para convidados e, na sequência, estará aberta ao público com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. A atração fica em cartaz até o dia 18 de outubro.

“Ser Tão Mar” reúne 25 obras de diversos momentos da carreira de Stênio Burgos, com curadoria de Leonardo Leal. As pinturas que evidenciam o sertão nordestino, as paisagens sertanejas, a flora local e elementos regionais, incluindo referências aos bordados de Nice Firmeza, correspondem ao início da trajetória do artista, nascido em Crateús (CE). Entre as experiências vividas mundo afora e levadas às telas está a floração que o encantou na Holanda. De volta ao Ceará, às praias de Amontada (CE), foram as belezas do mar a inspiração para novas criações.

O público poderá conhecer o trabalho desse artista reconhecido internacionalmente pelo trabalho que faz em pintura de observação, ao retratar paisagens, natureza morta e autorretratos. Sempre com traços fortes, ágeis e cores vibrantes, que são marcas dele. “Essa mostra celebra o talento dos nossos artistas, da nossa cultura e também reforça nosso compromisso em oferecer ao público acesso gratuito à arte e à cultura, pilares fundamentais na transformação social que buscamos”, afirma Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.

A professora de biologia Marta Siqueira, afirma que sempre adorou visitar exposições de artes, principalmente aquelas que fazem referência às suas raízes, como está que menciona o sertão nordestino. “Eu sou cearense com muito orgulho, e ver essas obras de artes que representam o meu Estado é sem dúvidas uma dádiva. Estou ansiosa para ver a estreia e já garanti um espaço na minha agenda para conhecer”, relata.

O artista
Stênio Burgos nasceu é cearense e nasceu em 1954, no município de Crateús (CE). Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1978. Fez alguns cursos de arte na Espanha e em outros países. Em 2001, começou a mostrar trabalhos publicamente em exposições no Brasil e no exterior.
Ao O Estado, ele relata sobre o motivo da escolha do local para realizar a exposição das suas peças e qual a expectativa para os próximos 30 dias de exibição. “Desde sua fundação. O Instituto possui um bom acervo de minhas obras e as crianças sempre conviveram com elas pelas salas e áreas comuns. Em 2019, depois de uma visita guiada à exposição A Flor da Pele no MAUC, elas fizeram uma releitura e interpretação dos meus quadros. E, com o suporte competente de sua experiente equipe pedagógica e artística, eu vi minha vida ser recriada por eles. Sem dúvidas o momento mais emocionante de minha trajetória”, diz.
“O que espero desses 30 dias de exposição é que meus cânticos e louvores a Arte sejam ouvidos e quiçá recriados por novos públicos e usados como escudos protetores diante de tempos tão adversos. Uma honra poder dar minha modesta contribuição a essa instituição em seu propósito de recriar um mundo mais habitável e sustentável”, conclui o artista.

Escolha das obras
As obras apresentadas em “Ser Tão Mar” foram selecionadas por Leonardo Leal, curador da exposição juntamente com a ajuda do artista cearense, Stênio Burgo, que juntos descobrem dia a dia algumas lacunas da coleção do Instituto. “Como as minhas pinturas são muito autobiográficas, vejo a exposição como um relato de minhas andanças e vivências entre o sertão e o mar”, ressalta Stênio.
O curador Leonardo Leal, diz que a exposição é muito rica em detalhes sobre as artes. “Uma exposição rica em cores, temas e inspirações, que sempre estiveram presentes na produção do Stênio Burgos, e que são um convite para viajarmos pelo seu universo”.

Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2016, em Fortaleza (CE), que tem como propósito “transformar vidas através dos Valores Humanos”. Atua na promoção da Educação Infantil com base nos Valores Humanos, na formação de jovens e adultos, além de ofertar ações culturais gratuitas para a população. A entidade conta com equipamentos próprios, onde desenvolve as atividades de educação e capacitação profissional – o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso; o Centro de Formação Profissional Yolanda e Edson Queiroz (Cenfor); e os espaços de fomento às artes – Memorial Edson Queiroz (Cascavel-CE) e Espaço Cultural Arandu (Caucaia-CE).

SERVIÇO
Exposição Ser Tão Mar. Abertura para convidados: 18 de setembro (quarta-feira), às 10h. Período da exposição aberta ao público: 18 de setembro a 18 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Local: Espaço Cultural Arandu, à Av. Central, s/n, Bairro Araturi. Caucaia (CE).

Por Ismael Azevedo

Postar um comentário

0 Comentários