Tribunal de Justiça Ceará instala a 1ª Coordenadoria do Núcleo de Apoio às Comarcas do Interior em Crateús para aprimorar serviços prestados.

 



 O Judiciário cearense prossegue com agenda intensa inaugurando equipamentos em cidades interioranas para aprimorar o atendimento dos serviços ao cidadão. Nesta terça-feira (17/09), o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes esteve na Comarca de Crateús, onde inaugurou a 1ª Coordenadoria do Núcleo Permanente de Apoio às Comarcas do Interior (Nupaci).

Durante a visita, também foi inaugurada a 26ª Central de Atendimento Judicial (CAJ). Na segunda (16), o magistrado inaugurou a CAJ de São Gonçalo do Amarante e amanhã (18) se desloca para Ipueiras, onde entrega o fórum reformado e a 27ª CAJ.

Na ocasião, o presidente do TJCE ressaltou que essas visitas visam principalmente aproximar a Administração do Tribunal de juízes(as) e servidores(as). “Buscamos conhecer, conversar, olhar no olho, ouvir as necessidades, escutar o juiz e o servidor que estão mais distantes do Tribunal para entendermos e ajudarmos no que for possível.”

Criado com a finalidade de auxiliar as unidades judiciárias das comarcas interioranas na elaboração e processamento de expedientes, o Nupaci visa as demandas da população por todo o Estado ao contribuir com a celeridade no cumprimento de atos judiciais e com a redução da taxa de congestionamento. Além disso, tem como meta promover o aumento da produtividade e padronizar os procedimentos das unidades assistidas.

A coordenadora do Nupaci, juíza Ana Carolina Montenegro, destacou a importância do suporte para agilizar as rotinas de trabalho. “Hoje temos muitas ações massificadas, e o Nupaci vem com essa proposta de trabalhar com grande volume de processos, de maneira unificada, padronizada e com servidores capacitados que vão contribuir para dar celeridade aos atos processuais”. Serão 19 unidades judiciárias atendidas pelo Núcleo de Crateús, que engloba ainda os municípios de Ipueiras, Nova Russas, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Independência, Boa Viagem, Pedra Branca, Novo Oriente e Tauá.

Atuando na Vara Criminal de Tauá, a servidora Sarah Noronha celebrou a chegada da coordenadoria do Núcleo. “O Nupaci já atuou algumas vezes na nossa secretaria e foi muito bom, a produtividade é muito boa e acredito que venha a agregar ainda mais para a gente”, pontuou.

Sobre a chegada da CAJ, o juiz titular do 6º Núcleo Regional de Custódia e Inquéritos e diretor do Fórum de Crateús, Arthur Moura, acredita que traz mais segurança a todos os servidores, colaboradores e frequentadores do Fórum. “Esses protocolos para públicos vulneráveis são fundamentais para que a gente possa atender de uma forma humanizada. Recebemos muitas vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher e temos uma preocupação muito grande em evitar uma revitimização. Com alguém preparado para receber essa mulher, podemos entregar um serviço melhor. Assim também com pessoas com deficiência, pessoas excluídas digitalmente, entre outros”, concluiu o magistrado.

Conciliador no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), Jonas Rodrigues destacou os benefícios para a população que precisa do atendimento do judiciário. “Essas novidades que chegaram aqui para nós, a criação da CAJ e a equipe permanente do Nupaci, vão favorecer a produtividade e o atendimento mais eficaz para a população”.

TJ PERTO DE VOCÊ
Com o objetivo de levar informações e serviços médicos ao corpo funcional do Interior, a Administração do Tribunal de Justiça do Ceará promoveu, na manhã desta terça-feira (17), na Comarca de Crateús, o Projeto TJ Perto de Você. Na ocasião, foram realizadas apresentações sobre Robotização, IA, Nupaci, entre outros temas. Também contou com atendimento médico e nutricional, aferição de pressão arterial e glicemia, campanha de vacinação e escuta ativa. Além da Comarca de Crateús, a iniciativa contou com participação de juízes(as) e servidores(as) das unidades do 6º Núcleo Regional (Boa Viagem, Independência, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Pedra Branca, Tamboril e Tauá).

As apresentações foram ministradas pelo juiz auxiliar da Presidência, Ricardo Alexandre, que falou sobre Robotização e Inteligência Artificial, pela juíza Ana Carolina Montenegro, coordenadora do Nupaci, e pelo Nelson Ricardo, da Diretoria Estadual de Atendimento.

A iniciativa integra o Programa “Vida em Equilíbrio”, que objetiva a promoção de bem-estar para magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário cearense, dividido em três pilares: saúde física, saúde mental e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

REUNIÃO COM JUÍZES
Durante a tarde, o desembargador Abelardo Benevides Moraes e os(as) secretários(as) administrativos(as) do Tribunal participaram de encontro com magistrados(as) das unidades do 6º Núcleo Regional de Custódia e de Inquéritos para debater assuntos de interesse da região. O presidente apresentou resultados positivos do Tribunal, além de abordar temas como PJe, estrutura física e de força de trabalho e ouvir sugestões e demandas dos juízes.

Postar um comentário

0 Comentários