O primeiro prefeito derrotado na História de Altaneira.

 


Dariomar na antiga sede Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Junio Carvalho)


O prefeito Francisco Dariomar Rodrigues Soares (PT) entra para História Política de Altaneira como o primeiro prefeito, em 62 anos, a não eleger o seu sucessor e com sérios riscos de entrar para história com outro marco muito negativo.

Dariomar entrou na política de Altaneira como coordenador de transporte e vigilância do então candidato a prefeito Delvamberto Soares (PSB) em 2008. Com a eleição de Delvamberto em 2011, Dariomar foi nomeado secretário municipal e passou a atuar com “carta branca” sobre as demais secretarias.

Após a reeleição de Delvamberto, em 2012, Dariomar já era projetado como seu sucessor apesar de protestos de alguns aliados. Os políticos mais tradicionais não admitiam que “um ex-motorista do prefeito fosse indicado como candidato a prefeito”.

Delvamberto bancou a candidatura de Dariomar tanto politicamente, como financeiramente mas, logo na transição, Dariomar demonstrava sinais de que não daria continuidade aos projetos de seu antecessor.

Enfrentando problemas na Câmara Municipal com uma série de “denúncias de desvios de recursos públicos”, Dariomar rompe com Delvamberto e sofre um pedido de cassação de mandato, escapando com o apoio de três vereadores da oposição.

Dariomar deixou de usar o nome da família Soares e quase perde a reeleição, no pleito de 2020, para Késia Alcântara. Naquele ano, em plena pandemia, o então prefeito venceu com apenas 135 votos de maioria.

Poucos dias após o pleito, foi deflagrada a Operação Sallus que prendeu secretários municipais, empresários e servidores próximos ao prefeito. A operação estava prevista para agosto daquele ano mas, diante dos trâmites da Justiça, foi adiada para depois das eleições.

Apesar da Operação Sallus ter sido iniciada em outra operação que investigava a receptação de automóveis em Altaneira, o prefeito sempre defendia que a “operação era política”. Posteriormente, o prefeito foi indiciado e o processo agora segue em tramitação no Tribunal de Justiça.

Nas eleições deste ano Dariomar lançou a vereadora Silvania Andrade para lhe suceder, acompanhada do empresário Sérgio Eudislley, indiciados na Operação Sallus, como candidato a vice-prefeito.

Como quase tudo em sem vida, o prefeito fez uma campanha dissimulada. Pregava paz e união nas redes sociais, mas incentivava brigas e desordens na prática, chegando inclusive a agredir o filho da candidata de oposição.

A derrota da candidata de Dariomar já se desenhava nas primeiras pesquisas, mas a cada dia adesões eram noticiadas e o prefeito seguia mentindo e incentivando seus apoiadores a apostar, afirmando que a “vitória era certa”.

O prefeito ao longo dos 60 dias entre a convenção e a eleição não conseguiu uma única adesão a sua candidata, mas seguiam na enganação, com postagens de adesões anteriores e debochando das pesquisas.

O fato é certo, foi na gestão do prefeito Dariomar que a oposição venceu pela primeira vez e foi a primeira derrota da Prefeitura Municipal.

                                           blog de Altaneira 

Postar um comentário

0 Comentários