A Secretaria do Planejamento e Gestão e a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) promoverão, nos próximos dias 17 e 18 de dezembro, o seminário “Desafios e Diretrizes Estratégicas para a Transformação Digital no Estado do Ceará”. O evento, que ocorrerá no auditório da Seplag, é voltada aos gestores públicos, servidores, profissionais de Tecnologia da Informação e interessados em políticas públicas digitais. A inscrição deve ser feita no sistema virtual da EGPCE.
A formação tem por objetivo identificar nas experiências internacionais de transformação digital, assim como na perspectiva subnacional e nas articulações nas várias instâncias federativas, quais os apontamentos e aprendizados possíveis para o Estado do Ceará.
“A transformação digital que a sociedade atual presencia modifica significativamente as estruturas econômicas e sociais e possui fortes impactos na atuação governamental. Estar preparado para conviver com este novo cenário é tarefa primordial para a gestão pública, devendo ser dada a prioridade que o assunto merece. Neste quesito, o Ceará sai na frente na discussão do tema”, pontua o diretor da EGPCE, Carlos Eduardo Marino.
O seminário marca o início de uma série de atividades de formação que serão realizadas na área da Transformação Digital, incluindo a integração governamental e do setor privado com o público. A programação prevista inclui a oferta de cursos e a realização de mais um seminário voltado à formação de gestores, servidores e técnicos do Ceará.
“A realização do seminário, assim como os outros eventos que ocorreram neste ano, reforça o compromisso da administração pública estadual com a educação corporativa e o apoio aos municípios no aprimoramento da gestão para o enfrentamento dos desafios cotidianos. É de grande importância a troca de experiências, o debate sobre a transformação digital e como a tecnologia pode auxiliar no desempenho e otimização de resultados, proporcionando melhores entregas da gestão pública ao cidadão”, destaca o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini.
Programação
O primeiro dia do evento será dedicado às palestras e debates sobre a transformação digital no Ceará. A abertura contará com palestra sobre o tema do seminário proferida pelo professor José Roberto Afonso, PhD em Economia, pós-doutor em Administração Pública, doutor e mestre em economia, contabilista, economista, consultor econômico, professor titular da cadeira de Federalismo Fiscal do curso de mestrado do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), pesquisador integrado do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), da Universidade de Lisboa.
Ao longo do dia os participantes vão conferir explanações, conduzidas por especialistas, abordando transformação digital, experiências nacionais e internacionais, além dos impactos da reforma tributária e transformação econômica tecnológica.
Com o propósito de entender as demandas dos tomadores de decisão locais e os potenciais ganhos produtivos e de eficiência gerados com mudanças tecnológicas, no segundo e último evento do seminário será realizada rodada de entrevistas com os atores indutores da transformação digital do Ceará, público do evento. Também ocorrerá uma visita à sede da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza.
SERVIÇO
*Seplag – 3º andar – Avenida General Afonso Albuquerque Lima, s/n – Centro Administrativo do Cambeba
*Inscrições clique aqui.
Jornalista Eliomar de Lima
0 Comentários