União reconhece estado de calamidade pública em Picos (PI) devido aos danos causados pela chuva

 




Moradores distribuem água potável para vizinhos que tiveram casas invadidas após chuva em Picos, no Piauí — Foto: Reprodução

Moradores distribuem água potável para vizinhos que tiveram casas invadidas após chuva em Picos, no Piauí — Foto: Reprodução


Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, neste sábado (18) o estado de calamidade pública na cidade de Picos, no Piauí, cidade que sofreu com enxurradas após chuvas que começaram na última segunda-feira (13).

A cidade foi atingida por um temporal entre segunda (13) e terça-feira (14), e a água alagou várias ruas e avenidas, invadiu casas e derrubou muros e árvores. Segundo a Defesa Civil do Piauí, mais de 30 mil pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pelas consequências da chuva. Dois homens morreram.

reconhecimento de estado de calamidade é uma decisão da União em que concorda que um ente (estado ou município) está passando por uma situação anormal, provocada por desastres, causando sérios danos à comunidade afetada e risco à vida. Com o reconhecimento pela União, o município pode solicitar de forma emergencial o auxílio do Governo Federal para mitigar os efeitos do desastre, seja com recursos, equipamentos ou profissionais.

A portaria foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Agora, o município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

 Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), uma equipe técnica da Defesa Civil Nacional que apoia municípios na ocorrência de desastres, chegaram à cidade no sábado (18) para auxiliar a prefeitura a fazer um levantamento e registro dos danos, material usado na elaboração dos planos de trabalho para, consequentemente, obter recursos da União para sanar os prejuízos.

Chuvas em Picos:

Além da União, o Governo do Piauí e a prefeitura de Picos declararam o estado de calamidade pública em Picos (vídeo abaixo). O documento foi assinado pelo governador em exercício, Themístocles Filho, e publicado às 00h desta sexta (17), em edição suplementar do diário de quinta-feira (16).


                          G1 PI 

Postar um comentário

0 Comentários