Ex-senador Luiz Pontes exalta decisão do PSDB de descartar fusão com PSD e MDB; sigla se une ao Podemos e Solidariedade

 


Foto: Divulgação/ Redes Socias  

ex-senador Luiz Pontes comemorou a decisão do comando nacional do PSDB de descartar uma fusão com o PSD ou com o MDB. ‘’Temos uma longa história de serviços prestados ao Brasil, de lideranças que construíram um importante legado para o País e, diante de tudo que fizemos, jamais poderíamos deixar o PSDB desaparecer’’, afirma Pontes, uma das vozes contrárias à fusão com PSD ou MDB.

Coube ao presidente da Executiva Nacional do PSDB, Marconi Perillo (GO), comunicar, oficialmente, nessa sexta-feira, o encerramento das tratativas com o PSD e MDB para uma eventual fusão. Perillo anunciou, ainda, que os tucanos irão se unir com o Podemos e o Solidariedade para reconquistar uma boca bancada na Câmara Federal.

‘’O partido caminha nesta direção, de fazer fusão com partidos menores, para mantermos nosso programa, nossa história. A direção é essa. É o que a base quer e vamos fazer’’, disse o presidente do PSDB, Marconi Perillo, ao declaração publicada pelo Jornal O Globo.

Extinção

Se entrasse no processo de fusão com o PSD ou MDB, o PSDB seria extinto, uma decisão traumática para uma legenda que, nos anos 90, comandou a Presidência da República e chegou a ser majoritário na Câmara Federal. Hoje, o PSDB tem apenas 13 deputados federais – uma situação que gera preocupação para a sobrevivência em 2026.

‘’Vamos reconstruir os caminhos para conquistarmos uma bancada forte na Câmara Federal, ganhar fôlego e continuar a nossa história de compromisso com a social democracia e com um Brasil mais justo e menos desigual’’, afirma o ex-senador Luiz Pontes, ao calcular que, nessa nova fase, o PSDB pode dobrar, em 2026, o número de deputados federais, conquistando, assim, mais recursos do fundo eleitoral e partidário que permitem à legenda ganhar mais visibilidade e força.

História e Legado

Como legados do PSDB, o ex-senador Luiz Pontes cita a criação do Plano Real, do SUS (Sistema Único de Saúde), o Programa de Privatizações, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a política de proteção social, com o Bolsa Alimentação e o Bolsa Escola, que deram origem ao Bolsa Família. O ex-senador Luiz Pontes destaca, também, o maior de todos os compromissos do PSDB: a democracia.

‘’O PSDB foi determinante para a consolidação da democracia no Brasil. Governamos o País com a eleição de Fernando Henrique Cardoso em 1994 e, ao longo de oito anos, o PSDB foi firme na defesa de um sistema democrático que não permitisse margens aos que olhavam para um passado de trevas e escuridão’’, expõe o tucano, entusiasta da história do PSDB.

Pontes lembra, ainda, momentos marcantes dessa trajetória dos tucanos: ‘‘As bases da nossa democracia estão presentes na história dos nossos líderes que, nos anos 70 e 80, lutaram pelo fim da ditadura e criaram, em 1988, o PSDB. É esse PSDB que jamais pode desaparecer’’, comemora, com o entusiasmo, o ex-senador Luiz Pontes.



Postar um comentário

0 Comentários