Presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, destaca, em reunião mundial, avanços da nutrição escolar brasileira

 


A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, destacou, durante a cúpula mundial sobre alimentação, encerrada, nessa sexta-feira (28), em Paris, os avanços do Brasil na área da segurança alimentar nas escolas e reafirmou o compromisso do País com as ações globais para o combate à desnutrição.

O evento, com a denominação ‘’Nutrition for Growth Paris 2025 (N4G), realizado na quinta e sexta-feira, na capital francesa, teve como objetivo a assinatura de um compromisso das diferentes nações com uma alimentação saudável em nível global e enfrentamento da desnutrição.

EXEMPLO DO BRASIL NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Ao abordar as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no painel “Coordinated Actions for Healthy Futures: Leveraging School Meals, Sport, and Education to Transform Nutrition, Fernanda Pacobahyba,
deu ênfase ao impacto da produção da merenda escolar na vida dos estudantes e na economia local e estadual.

Durante a exposição, organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA, a presidente do FNDE ressaltou, ainda, como a integração entre nutrição, educação e esportes é fundamental para o desenvolvimento infantil e para a redução das desigualdades sociais.

“O PNAE é mais do que uma política de segurança alimentar. Ele é uma ferramenta poderosa de transformação, capaz de reduzir desigualdades, impulsionar a economia local por meio da agricultura familiar e criar um ambiente escolar onde as crianças têm a energia e a concentração necessárias para aprender e praticar esportes’’, comentou a presidente do FNDE.

UNIÃO MUNDIAL CONTRA À DESNUTRIÇÃO

A presidente do FNDE participou, também, na sexta-feira, de um segundo painel de debates com o tema “Unindo esforços globais para garantir refeições escolares nutritivas para todas as crianças”. O painel foi organizado pelo Governo Brasileiro, pelo Consórcio Nutricional para Saúde e Nutrição Escolar, pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (CdE/WFP) e pela Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES).

Fernanda Pacobahyba compartilhou, nesse painel, a experiência bem-sucedida do Brasil na gestão do PNAE e reforçou a necessidade de parcerias para expandir iniciativas de alimentação escolar no mundo. Ela observou que o PNAE, reconhecido como um dos maiores programas de alimentação escolar do mundo, garante refeições balanceadas diariamente a milhões de estudantes de escolas públicas brasileiras.

DIREITO À ALIMENTAÇÃO

Durante o N4G, o Brasil reforçou a necessidade de investimentos contínuos em políticas públicas que assegurem o direito à alimentação. A participação do FNDE ressalta o papel essencial da nutrição para o aprendizado, o crescimento saudável e a redução das desigualdades sociais, reiterando que a alimentação é um direito de todos.

“Tive a honra de acompanhar nossa querida Embaixadora da Alimentação Escolar, Janja Lula da Silva, em diversos eventos aqui na França, inclusive na abertura do Nutrition for Growth. Foi um momento especial para reforçar o compromisso do Brasil com a alimentação escolar e destacar os avanços que estamos alcançando para garantir refeições de qualidade para nossas crianças. Seguimos firmes na missão de fortalecer o PNAE e compartilhar nossas experiências com o mundo”, completou Fernanda Pacobahyba.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa do FNDE

Postar um comentário

0 Comentários