A proposta da deputada estadual Jô Farias (PT) para o Governo do Estado levar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) até o Município de Pacajus tem grande impacto econômico e social na Região Metropolitana de Fortaleza. O projeto beneficia, também, áreas dos municípios de Eusébio, Aquiraz, Itaitinga e Horizonte que ficam às margens da BR 116 e enfrentam, diariamente, gargalos no trânsito.
Jô levantou dados populacionais, estudou o funcionamento do transporte ferroviário em regiões metropolitanas, apresentou a ideia ao Governador Elmano de Freitas e quer levar a proposta de ampliação da rede ferroviária do VLT para um amplo debate com representantes do Governo do Estado, deputados estaduais e federais, senadores, lideranças empresariais, vereadores e prefeitos da Grande Fortaleza.
CRESCIMENTO POPULACIONAL E DEFASAGEM NO TRANSPORTE
Segundo Jô Farias, a Região Metropolitana de Fortaleza experimentou, nas últimas duas décadas, um crescimento populacional acelerado, mas a infraestrutura de transporte não acompanhou esse crescimento, resultando em graves problemas de mobilidade urbana, daí, segundo a parlamentar, a necessidade de ampliação do VLT.
O VLT chega, hoje, a vários bairros da Capital e se estende, também, ao município de Maracanaú e precisa chegar a outras cidades da Região Metropolitana que são polos geradores de empregos.
Jô destaca, por exemplo, que a cidade de Horizonte, reconhecida pela criação de empregos e renda, em breve terá também um Polo Automotivo, daí a importância do VLT chegar a Pacajus, município que compõem, também, a Região do Vale do Caju.
Ceará Agora
0 Comentários